top of page
fundo site_edited.jpg

Webconferência de Abertura

Dia 23/06, das 19h às 21h, Transmissão ao vivo no canal:

https://www.youtube.com/@agenciasinapseufpr3648

WebMesa:
Carnaval, dramaturgia e consumo como territórios de reinvenção simbólica

WhatsApp Image 2025-04-29 at 11.16.07.jpeg

O afro é pop? Enredos do carnaval carioca 2025

Dra. Juliana Barbosa (UFPR)

Professora do departamento de comunicação da UFPR, pesquisadora e produtora cultural. Tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela UEL, com pesquisas sobre samba e carnaval como cultura afro-originada. Jurada do Estandarte de Ouro, prêmio do jornal O Globo aos melhores do carnaval carioca, há 4 carnavais. Desenvolveu projetos como o Carnaval das Marchinhas, Estação Samba, Dia do Samba e Cantos Negros (com Nei Lopes). Autora de livros, capítulos e artigos científicos sobre a cultura do samba. Eleita profissional do ano pelo Conselho Regional de Relações Públicas (2021) e pela Câmara Municipal de Curitiba (2024).

Antropologia e Dramaturgia: aproximações

Dr. Cauê Krüger (PUC-PR)

Doutor em Sociologia e Antropologia (UFRJ), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), graduado e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professor da Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais da PUCPR e do Mestrado Profissional em Artes da UNESPAR. Atuou como coordenador da Especialização em Antropologia Cultural entre (2011 a 2024); Agente de Internacionalização da Escola de Educação e Humanidades e como Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCPR. Atualmente integra o GT de Dramaturgia e Teatro da ANPOLL e a linha de pesquisa Relações étnico-raciais no Brasil e pensamento decolonial PUCPR.

WhatsApp Image 2025-04-29 at 11.16.40.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-29 at 11.19.15.jpeg

Mito-mercadoria:
rituais de consumo na encruzilhada do pop

Dr. Hertz Wendell de Camargo

Doutor em Estudos da Linguagem (UEL) com estágio pós-doutoral em Antropologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Unicamp). Autor do livro Mito e filme publicitário: estruturas de significação, finalista do prêmio Jabuti.  É bacharel em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Professor do curso de Publicidade das disciplinas de Psicologia do Consumidor e Criação Publicitária. Atua na coordenação do SinapSense – Laboratório de Neurociência do Consumo da UFPR; do programa de extensão Sapiens – Observatório do Consumo; e do MBA em Gestão Estratégica da Comunicação (UFPR).

Mediadora

Ms. Caroline Uniga (PUC-PR)

Mestra em Comunicação e Cultura pela UFPR com linha de pesquisa em imaginário, ritual e evento corporativo. Membro do grupo de pesquisa ECCOS - Estudos em Comunicação, consumo e sociedade. Professora de graduação da PUC-PR no curso Multicom. Especialista em comunicação, marketing e eventos, graduada em Relações Públicas. Trabalha há 20 anos com planejamento, organização e produção de eventos públicos e privados. Trabalhou em eventos de órgãos públicos federais em Brasília, com destaque para o Supremo Tribunal Federal, Força Aérea Brasileira e Ministério das Relações Exteriores. Trabalhou no planejamento e produção de alguns dos maiores eventos corporativos de Curitiba, como o Smart City Expo Curitiba, o Festival de Felicidade e o Congresso Internacional de Felicidade. Atualmente é Analista de Marketing de ônibus e caminhões da Volvo, com foco na realização de eventos da marca.

caroline.jpeg
rodapé.png
bottom of page